Colégio Estadual Valmir Oliveira Gomes - Breve Histórico
A Escola Estadual Valmir Oliveira Gomes é uma entidade pública construída com recursos do Governo Estadual. Foi iniciada, concluída e instalada no governo do Dr. Luiz Viana Filho, sendo o Secretário de Educação e Cultura o Professor Edivaldo M. Boaventura. Esta escola foi entregue à comunidade jitaunense em dezembro de 1970. O então prefeito do Município era o Sr. Milton Barbosa de Almeida.
Coube ao agrupamento de professores, que lutaram para a construção e instalação dessa Unidade Escolar, a escolha de um nome que representasse o corpo docente de Jitaúna.
Todo mérito a esses professores que iniciaram essa luta, que plantaram a semente de uma entidade pública que ao longo de sua história foi, é e será sempre marcada pela dedicação, pelo zelo e pelo carinho aos seus educandos.
O nome da professora Valmir Oliveira Gomes foi consenso, e em seu nome foi batizada a Escola Valmir Oliveira Gomes, localizada na Rua da Independência, s/nº, no centro da cidade. Possuía apenas duas salas de aula onde funcionavam a 1ª e 2ª séries nos turnos matutino e vespertino e, no noturno, funcionava o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização). Com o aumento da demanda, foram construídas mais duas salas de aula e a escola passou a funcionar o Primário (hoje Ensino Fundamental I) de 1ª à 4ª série. A autorização foi publicada no Diário Oficial de 06/05/1981, através da Portaria nº 2879.
O Governo Municipal, na gestão do então prefeito municipal o Sr. Gilberto Lopes dos Santos Filho, ampliou e recuperou a Escola Valmir Oliveira Gomes, entregando a obra à comunidade em novembro de 1989.
Após a primeira década de funcionamento, a demanda aumentou consideravelmente, e como havia uma carência no município de um colégio estadual que atendesse à continuação do ciclo, oferecendo o Ensino Fundamental II, da 5ª à 8ª série e o Ensino Médio. Houve um forte empenho por parte da equipe da escola por mais esse passo. A autorização foi concedida através da Portaria 3892 de 10/05/2000, publicada no Diário Oficial nº 17.392 de 12/05/2000. A Escola Valmir Oliveira Gomes passa a denominar-se Colégio Estadual Valmir Oliveira Gomes a partir do ano letivo de 1998. Portaria essa assinada pelo então Secretário Estadual de Educação Dr. Eraldo Tinoco.
Atualmente, o Colégio Estadual Valmir Oliveira Gomes – CEVOG, possui 08 salas de aula. Em uma dessas salas funciona a Sala de Informática; em outra foi inaugurada a Sala de Leitura Professora JIVANILDES RIBEIRO SANTANA. A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno. Nos turnos: matutino e vespertino atende a alunos do Ensino Fundamental II (de 5ª à 8ª série) e Ensino Médio (1ª à 3ª série), sendo uma turma de cada série por turno. No período noturno, o colégio atendo apenas a alunos do Ensino Médio, sendo 02 (duas) turmas de 1ª série, 01 (uma) de 2ª série e 02 (duas) de 3ª série. De acordo com os dados do Censo Escolar (SGE), até o dia 30 de junho do ano letivo corrente, estão matriculados 658 alunos, sendo o CEVOG considerado um colégio de porte médio