quarta-feira, 25 de julho de 2012

CEVOG - UNICAMP - UPA

Baianos de Jitaúna viajarão quase 20 horas para a UPA

Antes de 1970, Jitaúna (BA), a 1.597 quilômetros de Campinas (SP), sonhava em ter uma escola, então o governo estadual da Bahia entregou à população uma unidade escolar com duas salas de aula, nas quais funcionavam a primeira e a segunda séries nos períodos matutino, vespertino e noturno, quando funcionava o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). Ao longo do tempo, a escola, que recebeu o nome da professora Valmir Oliveira Gomes, mostrou que a cidade sonhava com outras oportunidades, entre elas o ensino fundamental completo e depois o ensino médio. Hoje, com três turmas de ensino médio e com o nome alterado para Colégio Estadual Valmir Oliveira Gomes (Cevog), a instituição realiza outros voos, como mostrar aos seus alunos de ensino médio a diversidade de universidades de excelência nas quais têm a possibilidade de entrar para obter uma formação profissional qualificada.

São sonhos como este que fazem estudantes e professores viajarem quase 20 horas para Campinas, a fim de conhecer a Unicamp. A lista crescente de inscrições do evento Unicamp de Portas Abertas (UPA),que acontecerá em 1º de setembro, é composta não somente de escolas, mas de muitos sonhos. É o caso do gestor do Cevog Cláudio Coutinho, formado em geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na Bahia, que sonha em ver seus alunos num banco de universidade. “Aqui não há tantas oportunidades, então criamos o Projeto Trilhas para levar os alunos a outras instituições de ensino superior.

Queremos mostrar que eles podem ter acesso a universidades como a Unicamp e só dependem de conhecimento. Vamos fazer de tudo para estar aí em setembro”, declara Coutinho.

O Cevog inscreveu 80 alunos na UPA. De acordo com Cláudio, há comprometimento de cada profissional do Cevog em garantir ensino de qualidade e diferenciado aos alunos. Vários ex-alunos, muitos da zona rural, hoje já possuem graduação, por causa da dedicação dos professores, todos graduados. “Nem tudo é dinheiro. Temos de buscar meios para garantir conhecimento aos nossos alunos”, diz. Em 2011, uma aluna da zona rural, de 30 anos, foi classificada para o concurso Parlamento Juvenil do Mercosul, mas foi desclassificada pela idade. O título da redação era “O ensino médio que queremos”. A aluna está entre as pessoas que Coutinho pretende trazer para a UPA. O colégio incentiva os alunos a participarem de olimpíadas e recebe caminhões de desafio de conhecimento  de universidades.

Além do Cevog, o estado baiano tem mais uma escola confirmada e uma inscrita. A participação ratificada é da Escola Comunitária Luiz Mahim, de Salvador. Os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro também serão representados, de acordo com as inscrições.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

CEVOG vai visitar a UNICAMP/UPA

A Unicamp



A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma das principais universidades brasileiras e da América Latina. Recentemente ela foi avaliada como estando entre as melhores 50 universidades do mundo com menos de 50 anos nos rankings da THE e da QS, além de ser considerada a 3. melhor universidade da América Latina no ranking da QS. Implantada em 1966, as avaliações positivas são decorrentes da qualidade do seu ensino e da sua histórica relação com as pesquisas avançadas em todas as áreas do conhecimento em que atua: as ciências exatas e tecnológicas, as ciências biológicas, as ciências humanas e as artes.

A Unicamp tem três campi — em Campinas, Piracicaba e Limeira — e compreende 22 unidades de ensino e pesquisa. Seus aproximadamente 36 mil alunos estão distribuídos por 66 cursos de graduação e 138 programas de pós-graduação. Possui também um vasto complexo de saúde (com duas grandes unidades hospitalares), além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio num universo onde convivem cerca de 50 mil pessoas.

O Vestibular da Unicamp é nacional e pode ser realizado em 24 cidades de 8 estados brasileiros. Atualmente é o vestibular mais concorrido das universidades públicas brasileiras.

A Unicamp mantém fortes vínculos com a sociedade através de suas inúmeras atividades de extensão e serviços, em particular na área da saúde. Seu complexo hospitalar é o maior e mais bem-equipado do interior do Estado de São Paulo, cobrindo uma região de quase uma centena de municípios.

Atuando também como um centro de formação de profissionais de alta qualificação, a Unicamp atraiu para suas imediações todo um pólo de indústrias de alta tecnologia, quando não gerou ela própria empresas a partir de seus nichos tecnológicos, através da iniciativa de seus ex-alunos ou de seus professores. A existência desse pólo, aliada à continuidade do esforço da Unicamp, tem produzido grandes e benéficas alterações no perfil econômico da região.

Sobre a UPA 2012

A UPA 2012 será realizada no dia 1. de setembro, das 9 às 17 horas.  Os institutos terão uma programação específica para mostrar seus cursos e os projetos dos quais alunos de graduação e de pós-graduação participam. Esta programação estará disponível aos visitantes a partir do dia 10 de agosto, no site em www.upa.unicamp.br/programacao.

Além disso, haverá palestras sobre o Profis, os apoios sociais aos estudantes e sobre a mobilidade estudantil. Cabe observar que a Unicamp tem se empenhado, nos últimos 4 anos, em promover intercâmbios acadêmicos com Universidades do exterior.

O CEVOG estará participando do evento. Para isso, os nossos Professores, Funcionários e os Gestores juntamente com a Comunidade Escolar vão estar empenhados em motivar nossos alunos para mais uma VIAGEM AO CONHECIMENTO.

Quem poderá participar. Os concluintes do Ensino Fundamental II (8ª Série) e os alunos do 2º e 3º Anos do Ensino Médio.
http://www.upa.unicamp.br/a-unicamp