Ao longo desses quarenta anos, ocorreram várias mudanças na estrutura do fardamento do colégio e a evolução do seu escudo também sofreu modificações adequando ao momento, ao contexto histórico ou ao comprometimento, entusiasmo da comunidade escolar e da equipe gestora.
Quando o Governo do Estado da Bahia implantou as escolas estaduais em nosso municipio, o fardamento era padronizado e o escudo era um modelo simples e enfatizava as cores da Bandeira de nosso estado.
Depois foi criado este modelo, já com o nome da Professora Valmir Oliveira Gomes.
Aproximadamente 15 anos depois, o terceiro escudo é implantado já na condição de Colégio:
Lá vão mais 10 anos e entra em cena o terceiro escudo:
Nota-se ai como nos outros também o uso das cores do estado da Bahia. Nesse então buscou-se evidenciar o pertencimento à Rede Estadual de Ensino. Observe que o nome do Colégio na possui a palavra "estadual".
a partir de 2006, tenta-se melhorar o desenho e vários esboços foram utilizados nos timbres das correspondencias e cabeçalhos de avaliações. No entanto, faltava a evidencia do pertencimento da Unidade Escolar à Rede Estadual e nada mais claro de que se colocar o nome COLÉGIO ESTADUAL VALMIR OLIVEIRA GOMES e mais ainda um escudo com o mapa da Bahia, suas cores oficiais o meridiano e as latitudes, o nome do Colégio e um tema alusivo a marca histórica do seu 40° aniversário; "Quarenta anos formando cidadãos" além de um detalhe chamando atenção para um lugar do mapa onde está situado o CEVOG, informando também abaixo do escudo o nome do municipio de Jitaúna. Esse escudo no entanto não foi lançado ainda pois para que haja uma mudança no padrão, deve-se encaminha um projeto ao Conselho Estadual da Educação da Bahia - CEE, passando antes pela etapas de aprovação da Comunidade Escolar, pela Diretoria Regional 13ª DIREC e pela Secretaria Estaduaal da Educação - SEC.
Com a padronização dos uniformes de toda a Rede Estadual e o exiguo tempo e o recursos disponibilizado, a atual gestão não teve tempo hábil para oficializar e imprimir o escudo nas blusas (brancas e azuis) onde foi colocado apenas a sigla CEVOG em azul nas brancas e a sigla em branco na azuis do lado direiro enquanto que no lado esquerdo já veio impresso o Brasão do Estado da Bahia.
O Brasão da Bahia em detalhes e o seu significado:
Elementos constitutivos do Brasão de Armas do Estado da Bahia
1) Uma estrela simbolizando o Estado da Bahia como timbre;
2) Um escudo em azul com um contrachefe aguado ao natural sainte do bordo direito um sabeiro mostrando a polpa, com vela levantada e içada a bandeira da República. Vê-se um marujo acenando com um lenço a praia onde se levanta o Monte Pascoal, tudo ao natural.
Insígnia: Tenentes surmontados a um listel de azul, com o lema "Per Ardua Surgo", que se interpreta como sendo "Pela dificuldade eu venço".
O primeiro Tenente, um homem semi-nu, com bigornia, como personificação da indústria;
O segundo Tenente, uma mulher, chapéu frígio, com uma bandeira da Bahia que é personificação da República.
Por cima do timbre (entrela) encontra-se a inscrição "Estado da Bahia".
Ao pé do Brasão, por baixo do listel, a palavra "Brasil".
Equipe Gestora - 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário