sábado, 25 de junho de 2011

Comissão COM VIDA no CEVOG/Jitaúna (DIREC 13)

Comissão COM VIDA no CEVOG/Jitaúna (DIREC 13)

 Encontro Regional - Jul/2010, em Vitória da Conquista: CMLEM/Ipiaú participa do processo. Prof° Cláudio e a Equipe Jaguatirica.
 I Encontro Estadual - Mar/2011, Apresentação dos painéis e da Arvore dos Sonhos. Prof° Cláudio e o Prof° Fabio - Coordenador da CEA/SEC.
 Apresentação do Projeto aos alunos do turno Vespertino Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
COM VIDA e Agenda XXI.

O Colégio Estadual Valmir Oliveira Gomes – CEVOG, localizado no município de Jitaúna, dentro da área de abrangência da DIREC 13, é uma Unidade Escolar de porte médio. Sua história remonta à década de 70’. Em 2010 completou 40 anos de existência.
A atual Equipe Gestora foi eleita, chapa única, mas, obteve mais de 80% da aprovação de todos os seguimentos da comunidade escolar (Pais e ou responsáveis, alunos, funcionários e professores).
O Conselho Escolar funciona, atendendo a realidade e as demandas. Há também o Grêmio Estudantil desde 2000. Neste ano haverá eleições, o edital será lançado assim que o recesso terminar (04/07).
O Colégio sempre participa dos projetos promovidos pelo MEC/SEC/DIREC 13. Recentemente obteve o 3° Lugar no projeto O AMBIENTE QUE TEMOS E O QUE QUEREMOS com um projeto orientado pela professora Erenice Gertrudes e a turma do 6° Ano (2010 - www.youtube.com/user/CEVOGBA - cevogba.blogspot.com - http://www.orkut.com.br/Main#Home no cevogba@gmail.com), endereços eletrônicos onde se pode encontrar as atividades devidamente registradas e promovidas, projetos e uma breve história do CEVOG.
Agora estamos nos preparando para constituirmos uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM VIDA e a AGENDA XXI, projetos do MEC/SEC-CEA/DIREC 13. O inicio dessa busca deu-se com a participação de um membro da Equipe Gestora, o Professor Cláudio Silva Coutinho, que a frente da COM VIDA do CMLEM-Ipiaú (atual com professor de Geografia), esteve presente na formação das COM VIDAS, fase regional, em Vitória da Conquista e no I Encontro Estadual das COM VIDAS com todas as Unidades Escolares do Estado da Bahia.
A COM VIDA do CMLEM/Ipiaú, adotou o CEVOG/Jitaúna, estratégia elaborada pela Coordenação de Educação Ambienta – CEA, com objetivo de estabelecer uma grande teia entre as Unidades Escolares do próprio município e da sua regional.
A primeira fase já foi completada, com a introdução do projeto aos alunos, professores, funcionários e pais e ou responsáveis. Aos alunos foi feita a apresentação do projeto de sala em sala pelo professor Cláudio e em acordo com as turmas foi votado dois representantes, um de cada sexo. Depois houve uma reunião com o turno vespertino, contando com a participação das disciplinas do Ensino Fundamental II: Educação Ambiental, Ciências e Tecnologias, Cidadania e Identidade Cultural, na pessoa da professora Josenaide. Os representantes levaram para as suas respectivas turmas um formulário para que os colegas respondessem a questão: “QUAL É A ESCOLA DOS SEUS SONHOS?”. Em outro momento, aproveitando a reunião semestral com os pais e/ou responsáveis pelos alunos, Equipe Gestora, funcionários e Professores, o Projeto foi apresentado oficialmente. Feita a com introdução da Cartilha COM VIDA do MEC, e um breve enunciado sobre a AGENDA XXI e a sua elaboração em nossa Unidade Escolar, com a participação de todos segmentos. Foi então formulada a seguinte questão “QUAL É A ESCOLA QUE VOCÊ SONHA PARA SEU FILHO?” para os pais, “QUE  A ESCOLA QUE VOCÊ SONHA TRABALHAR?” para os funcionários, “QUAL É A ESCOLA QUE VOCÊ SONHA PROFESSOR(A)?” para os professores. Recolhida as contribuições dos presentes, os dados dessa primeira etapa serão tabulados e digitados, separadamente cada turma, para a construção da ARVORE DOS SONHOS pelos alunos (inicio do 2° Semestre 04/07).

sábado, 18 de junho de 2011

Visita UESB - Campus Jequié - Professor Rui Macedo promoveu a visita ao Laboratório de Geociências.

Podemos dizer que já faz parte do nosso calendário escolar visitar a UESB. Todo ano o Jitaunense Professor RUI MACEDO, brinda o nosso CEVOG. Durante uma semana, ele envia o transporte da Universidade, pela manhã e pela tarde também, uma vez que, temos alunos que residem na Zona Rural. 
 Laboratório de Estudo das Plantas Regionais - UESB.
 Os alunos do CMLEM de Ipiaú na Biblioteca UESB.
 AO fundo o Professor RUI MACEDO e os alunos do CEVOG.
 Professor RUI MACEDO tirando dúvidas.
 No Ginásio Poliesportivo da UESB.
 A descontração no transporte.
 Outra turma na Biblioteca. Sobre o Braile.
 Professor RUI MACEDO explicando sobre a importância dos minérios e minerais.
 São mais de 600 amostras um belo laboratório de Geociências.
 Nosso estudantes.
 Ele de novo. Agora com os Alunos do CMLEM de Ipiaú.
 No Laboratório de Fitogeografia - Integração: Turmas do CMLEM (Ipiaú), CEVOG e Municipal (Jitaúna)
É muito gratificante observar a fisionomia de cada aluno e perceber o grau de satisfação. "Um dia vou estudar aqui!". Essa frase deve ficar na cabeça de cada aluno. O professor Rui Macedo abre as portas da UESB. São mais de 600 amostras de minérios que o Laboratório possui. Material recolhido pelo próprio Professor em suas viagens pelo Brasil. Em 2011, no segundo semestre, vamos novamente. Veja ai algumas fotos da última visita.   

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reunião com os Pais e Professores - Entrega dos Boletins

1º Semestre foi encerrado com uma grande reunião que aconteceu no pátio interno do CEVOG nesta sexta feira dia 16 de junho. Na ocasião a Professora Cláudia Silvana abriu os trabalhos com uma palestra sobre a dedicação, o amor e o respeito, acompanhada com um vídeo clip. Após essa introdução a Diretora Geral Profª Rúbia Cristina fez o acolhimento de praxe. Depois foi a vez da Vice-Diretora do Vespertino Profª Beatriz que fez a apresentação dos seguimentos: Equipe Gestora, Professores e Funcionários. Foi distribuído um bilhete para o sorteio de um "Balaio Junino" (uma cesta básica e comidas tipicas juninas) tradicional nas festas juninas.
A professora Eliene Cristina fez uma belíssima apresentação sobre vários temas do cotidiano dos Pais, Professores e Alunos. O bulling, as drogas, o comportamento - xingamentos, a questão da família no atual contexto da sociedade foi abordado de forma sucinta e também sobre o amor dos pais e filhos, da familia. Veja as fotos do evento.
 Diretora Geral Professora Rúbia Cristina - Apresentação e Acolhimento aos Pais e Responsáveis.
 Professores presentes ao eventos.
 Diretora Geral Professora Rúbia Cristina.
 Professora Cláudia Silvana e a reflexão.
 Professora Cláudia Silvana, a atenção era total.

 Professora Cristina e a sua palestra.
 A mãe ganhadora do Balaio Junino.
 Houve o momento do lanche.
O Professor Cláudio - Vice-Diretor Noturno, também fez uma rápida introdução logo no inicio, falando da festa na noite anterior, comemorativa a Independência da Bahia, Projeto planejado na Semana Pedagógica e posto em prática pelos professores. No final, falou também sobre a constituição da COM VIDA - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, um projeto do Governo Federal/MEC-SEC-DIREC 13 e agora deverá sem implantado no CEVOG. Na oportunidade foram coletados em um formulário com a seguinte questão: QUE ESCOLA VOCÊ SONHA PARA SEU FILHO? Os dados coletados são as sementes para o fruto do segmento Pais e ou Responsáveis para a "ARVORE DOS SONHOS". Vários pais contribuíram com o projeto que no segundo semestre, dia 04 de julho, será concluído a primeira etapa com o turno matutino. 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Projeto Pedagógico Preparatório do CEVOG para o JERP 2009

O projeto foi realizado em setembro de 2009 - com o título II Jogos da Primavera.
As modalidades de Futsal feminino e masculino do Ensino Fundamental II e Médio prepararam-se para um certame organizado pelas professoras de Educação Física: Rosangela e Sandra.
 o 
O Futsal Masculino

terça-feira, 14 de junho de 2011

A TRADIÇÃO DAS FESTAS JUNINAS DO CEVOG

Tradição é assim. O passado e o presente registrados. Década de 70. O casamento do matuto

Docentes e convidados. Professora Valdete à frente.
Mais professores. Aqui O antigo MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização.

2007 - São João e o Arraiá do CEVOG.

Luana a Rainha do Milho foi a vencedora do concurso interno.

O casamento do Matuto. Profª Beatriz "o noivo" e a professora Meiry "a noiva". Profas. Silvana e Jojo foram os padrinhos.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Escudos do CEVOG

A evolução do escudo do CEVOG.

Ao longo desses quarenta anos, ocorreram várias mudanças na estrutura do fardamento do colégio e a evolução do seu escudo também sofreu modificações adequando ao momento, ao contexto histórico ou ao comprometimento, entusiasmo da comunidade escolar e da equipe gestora.
Quando o Governo do Estado da Bahia implantou as escolas estaduais em nosso municipio, o fardamento era padronizado e o escudo era um modelo simples e enfatizava as cores da Bandeira de nosso estado.


Este primeiro escudo foi criado quando a Unidade Escolar foi contruida e lá pelos idos de 1970 começou a funcionar timidamente com apenas duas salas de aula.

Depois foi criado este modelo, já com o nome da Professora Valmir Oliveira Gomes.


Aproximadamente 15 anos depois, o terceiro escudo é implantado já na condição de Colégio:  


Lá vão mais 10 anos e entra em cena o terceiro escudo:



Nota-se ai como nos outros também o uso das cores do estado da Bahia. Nesse então buscou-se evidenciar o pertencimento à Rede Estadual de Ensino. Observe que o nome do Colégio na possui a palavra "estadual".

a partir de 2006, tenta-se melhorar o desenho e vários esboços foram utilizados nos timbres das correspondencias e cabeçalhos de avaliações. No entanto, faltava a evidencia do pertencimento da Unidade Escolar à Rede Estadual e nada mais claro de que se colocar o nome COLÉGIO ESTADUAL VALMIR OLIVEIRA GOMES e mais ainda um escudo com o mapa da Bahia, suas cores oficiais o meridiano e as latitudes, o nome do Colégio e um tema alusivo a marca histórica do seu 40° aniversário; "Quarenta anos formando cidadãos" além de um detalhe chamando atenção para um lugar do mapa onde está situado o CEVOG, informando também abaixo do escudo o nome do municipio de Jitaúna. Esse escudo no entanto não foi lançado ainda pois para que haja uma mudança no padrão, deve-se encaminha um projeto ao Conselho Estadual da Educação da Bahia - CEE, passando antes pela etapas de aprovação da Comunidade Escolar, pela Diretoria Regional 13ª DIREC e pela Secretaria Estaduaal da Educação - SEC.

Com a padronização dos uniformes de toda a Rede Estadual e o exiguo tempo e o recursos disponibilizado, a atual gestão não teve tempo hábil para oficializar e imprimir o escudo nas blusas (brancas e azuis) onde foi colocado apenas a sigla CEVOG em azul nas brancas e a sigla em branco na azuis do lado direiro enquanto que no lado esquerdo já veio impresso o Brasão do Estado da Bahia.



O Brasão da Bahia em detalhes e o seu significado:


Elementos constitutivos do Brasão de Armas do Estado da Bahia
1) Uma estrela simbolizando o Estado da Bahia como timbre;
2) Um escudo em azul com um contrachefe aguado ao natural sainte do bordo direito um sabeiro mostrando a polpa, com vela levantada e içada a bandeira da República. Vê-se um marujo acenando com um lenço a praia onde se levanta o Monte Pascoal, tudo ao natural.
Insígnia: Tenentes surmontados a um listel de azul, com o lema "Per Ardua Surgo", que se interpreta como sendo "Pela dificuldade eu venço".
O primeiro Tenente, um homem semi-nu, com bigornia, como personificação da indústria;
O segundo Tenente, uma mulher, chapéu frígio, com uma bandeira da Bahia que é personificação da República.
Por cima do timbre (entrela) encontra-se a inscrição "Estado da Bahia".
Ao pé do Brasão, por baixo do listel, a palavra "Brasil".

Equipe Gestora - 2011