sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Jornada pedagógica vai reunir 47 mil professores

Cerca de 47 mil professores da rede estadual de ensino estarão reunidos, de 1º a 3 de fevereiro, para avaliar e planejar o ano letivo. Mais uma vez a jornada pedagógica acontecerá nas próprias escolas. Durante estes dias, eles estarão analisando os indicadores internos e externos da unidade escolar, por série, nível e modalidade, e construindo planos de ação para 2012, no intuito de atender às perspectivas de sucesso do ensino e da aprendizagem.

Além disso, eles vão conhecer o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), da Secretaria Estadual da Educação, que vai dar subsídios às escolas para resolverem questões de ordem pedagógica, por meio de assessoria da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb). “O objetivo do encontro é fazer com que, de forma coletiva, os professores possam avaliar e planejar o ano letivo, percebendo a escola como um conjunto articulado e integrado. O trabalho dos professores repercute diretamente nos processos de ensino e da aprendizagem dos alunos”, avalia a diretora da Educação Básica, Ana Lúcia da Silva.

A diretora destaca que um dos desafios da jornada pedagógica é transformar a escola numa comunidade educativa. “Para fazer isso, é preciso romper com a dicotomia que existe entre vida e educação, que devem ser integrados. Para isso, é preciso pensar a partir do próprio cenário da escola, debruçando-se sobre seu diagnóstico, para, de forma sistêmica, realizar o planejamento pedagógico e reverter os indicadores críticos apresentados”, diz Ana Lúcia.

Aqui no CEVOG, a coordenação e o planejamento da Semana Pedagógica será basicamente a primeira tarefa da nova diretoria. Contamos com a presença e colaboração de todo o corpo docente e dos funcionários. De praxe os velhos problemas como o horário escolar que satisfaça aos interesses de todos, adequação metodologica padronizada, além da obrigatoriedade do lançamento das notas dos alunos no prazo estipulado pela SEC, a falta de verbas para tocar as necessidades básicas e a sincronização do calendário letivo da Rede Estadual com a Municipal.

A Direção

Copiado e adaptado de:
http://www.educacao.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário