quarta-feira, 15 de maio de 2013

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR É COISA SÉRIA








Alimentação Escolar

 
Ter uma Ali­men­tação Es­colar ade­quada e sau­dável é um di­reito de todo es­tu­dante. O fiel cum­pri­mento deste di­reito é im­pres­cin­dível para o efe­tivo de­sen­vol­vi­mento das ati­vi­dades dis­centes nas uni­dades es­co­lares. A oferta de uma boa Ali­men­tação Es­colar, ali­nhada à Po­lí­tica Es­ta­dual de Se­gu­rança Ali­mentar e Nu­tri­ci­onal (SAN), con­tribui para pro­por­ci­onar am­bi­entes sa­tis­fa­tó­rios e sau­dá­veis, com vistas a ga­rantir maior su­cesso na apren­di­zagem e de­sen­vol­vi­mento so­cial dos es­tu­dantes.
 
Aqui no CEVOG, a Alimentação Escolar é levada muito a sério. Há tempos que estamos construindo um padrão de atendimento e fornecimento de guarnições equilibradas, dentro do especificado pelo PNAE. Os educandos tem à disposição um cardápio variado: contando com frutas, sucos, pães e biscoitos, além, das guarnições tradicionais.
 
A foto simboliza o nosso breve sonho de uma cantina padrão com todos os equipamentos. Já adquirimos alguns que estão só aguardando a adequação do espaço físico. Previsão para o meio do Semestre.
 
Outra aquisição são: balção self Service, pratos de louça, talheres de metal, bandeja, refeitório com mesas e cadeiras.  
 

Agricultura Familiar

Por meio da Lei n° 11.947/2009, a Agri­cul­tura Fa­mi­liar passa também a for­necer gê­neros ali­men­tí­cios a serem ser­vidos nas es­colas da Rede Pú­blica de En­sino. Do total dos re­cursos re­pas­sados pelo Fundo Na­ci­onal de De­sen­vol­vi­mento da Edu­cação (FNDE) para o Pro­grama Na­ci­onal de Ali­men­tação es­colar (Pnae), no mí­nimo 30% devem ser des­ti­nados para a aqui­sição de gê­neros ali­men­tí­cios oriundos da Agri­cul­tura Fa­mi­liar, sem in­ter­me­diá­rios e com dis­pensa do pro­cesso li­ci­ta­tório.

O en­contro da Ali­men­tação Es­colar com a Agri­cul­tura Fa­mi­liar tem pro­mo­vido uma ver­da­deira trans­for­mação nas es­colas do Brasil. A ini­ci­a­tiva per­mite que ali­mentos sau­dá­veis e com forte apelo re­gi­onal possam ser con­su­midos di­a­ri­a­mente pelos es­tu­dantes.

No cardápio as frutas, legumes, verduras e temperos são adquiridos na Agricultura Familiar. Incentivamos nossos alunos que residem na zona rural a adquirirem junto ao EBDA, CEPLAC o documento DAP, que os torna aptos a fornecer a produção. Bananas, aipim, farinha de mandioca, bejú, milho e frutas da estação são comercializados entre o agricultor (aluno) e o CEVOG. Outra forma de atendimento e adquirir os produtos direto da feira livre.

Saúde CEVOG.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário