Programa Ciência na Escola
IV FECIBA - Feira de Ciências da
Bahia
A Feira de Ciências da
Bahia se insere, através do Programa Ciência na Escola, na política pública
estadual de Educação de valorização do estudante, que deve ser um sujeito
portador do direito à Educação Científica, a ter acesso ao patrimônio da
Humanidade nas Artes, nas Ciências e na Cultura, a ter um aprendizado
significativo, que o insira no mundo contemporâneo, científico e tecnológico,
que não permite mais os analfabetos funcionais e analfabetos científicos, e que
abre possibilidade de cidadania e de trabalho a quem justamente detém esse
conhecimento e esse “saber fazer” Ciência.
O
projeto Feira de Ciências da Bahia foi idealizado em 2010 pelo Instituto Anísio
Teixeira - IAT com o objetivo de estimular a relação ensino-aprendizagem e
fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento. A
base do projeto é estruturada na pesquisa como ferramenta que busca integrar
todos os componentes curriculares e com isso promover o estudo interdisciplinar
e lúdico.
A
Feira de Ciências da Bahia se insere, através do Programa Ciência na Escola, na
política pública estadual de Educação de valorização do estudante, que deve ser
um sujeito portador do direito à Educação Científica, a ter acesso ao
patrimônio da Humanidade nas Artes, nas Ciências e na Cultura, a ter um
aprendizado significativo, que o insira no mundo contemporâneo, científico e
tecnológico, que não permite mais os analfabetos funcionais e analfabetos
científicos, e que abre possibilidade de cidadania e de trabalho a quem
justamente detém esse conhecimento e esse “saber fazer” Ciência.
Dessa
forma a Feira se torna um espaço de exposição científica, de troca e
intercâmbio cultural entre as escolas, de competição entre as experiências dos
estudantes, orientadas pelos docentes com o objetivo de estimular a criação e a
estruturação da pesquisa científica na Educação Básica. Mas além da competição,
a estratégia do ensino deve se pautar na cooperação. O interesse é também
estimular a cooperação para o fortalecimento de uma rede de pesquisadores
juniores e seus orientadores.
O
diferencial da Feira de Ciências da Bahia é não se constituir apenas em um
evento, mas visa fortalecer uma política pública de transformação do
currículo das escolas estaduais e uma política pública de formação de
professores objetivando a valorização dos mesmos, que devem ser sujeitos
portadores de direito à formação, à atualização e ao protagonismo nas decisões
pedagógicas em sua escola.
Pela segunda vez o CEVOG participa. O termo de Adesão já foi assinado e esperamos contar com o sucesso do ano passado quando fomos apresentar o trabalho da 8ª Série Matutino - Tema: Reaproveitando o Isopor, na Arena Fonte Nova em Salvador.
O projeto Feira de Ciências da Bahia foi idealizado em 2010
pelo Instituto Anísio Teixeira - IAT com o objetivo de estimular a relação
ensino-aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do
seu conhecimento. A base do projeto é estruturada na pesquisa como ferramenta
que busca integrar todos os componentes curriculares e com isso promover o
estudo interdisciplinar e lúdico.
A Feira de Ciências da Bahia se insere, através do Programa
Ciência na Escola, na política pública estadual de Educação de valorização do
estudante, que deve ser um sujeito portador do direito à Educação Científica, a
ter acesso ao patrimônio da Humanidade nas Artes, nas Ciências e na Cultura, a
ter um aprendizado significativo, que o insira no mundo contemporâneo,
científico e tecnológico, que não permite mais os analfabetos funcionais e
analfabetos científicos, e que abre possibilidade de cidadania e de trabalho a
quem justamente detém esse conhecimento e esse “saber fazer” Ciência.
Dessa forma a Feira se torna um espaço de exposição científica,
de troca e intercâmbio cultural entre as escolas, de competição entre as
experiências dos estudantes, orientadas pelos docentes com o objetivo de
estimular a criação e a estruturação da pesquisa científica na Educação Básica.
Mas além da competição, a estratégia do ensino deve se pautar na cooperação. O
interesse é também estimular a cooperação para o fortalecimento de uma
rede de pesquisadores juniores e seus orientadores.
O diferencial da Feira de Ciências da Bahia é não se constituir
apenas em um evento, mas visa fortalecer uma política pública de
transformação do currículo das escolas estaduais e uma política pública de
formação de professores objetivando a valorização dos mesmos, que devem
ser sujeitos portadores de direito à formação, à atualização e ao protagonismo
nas decisões pedagógicas em sua escola.
O projeto Feira de Ciências da Bahia foi idealizado em 2010
pelo Instituto Anísio Teixeira - IAT com o objetivo de estimular a relação
ensino-aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do
seu conhecimento. A base do projeto é estruturada na pesquisa como ferramenta
que busca integrar todos os componentes curriculares e com isso promover o
estudo interdisciplinar e lúdico.
A Feira de Ciências da Bahia se insere, através do Programa
Ciência na Escola, na política pública estadual de Educação de valorização do
estudante, que deve ser um sujeito portador do direito à Educação Científica, a
ter acesso ao patrimônio da Humanidade nas Artes, nas Ciências e na Cultura, a
ter um aprendizado significativo, que o insira no mundo contemporâneo,
científico e tecnológico, que não permite mais os analfabetos funcionais e
analfabetos científicos, e que abre possibilidade de cidadania e de trabalho a
quem justamente detém esse conhecimento e esse “saber fazer” Ciência.
Dessa forma a Feira se torna um espaço de exposição científica,
de troca e intercâmbio cultural entre as escolas, de competição entre as
experiências dos estudantes, orientadas pelos docentes com o objetivo de
estimular a criação e a estruturação da pesquisa científica na Educação Básica.
Mas além da competição, a estratégia do ensino deve se pautar na cooperação. O
interesse é também estimular a cooperação para o fortalecimento de uma
rede de pesquisadores juniores e seus orientadores.
O diferencial da Feira de Ciências da Bahia é não se constituir
apenas em um evento, mas visa fortalecer uma política pública de
transformação do currículo das escolas estaduais e uma política pública de
formação de professores objetivando a valorização dos mesmos, que devem
ser sujeitos portadores de direito à formação, à atualização e ao protagonismo
nas decisões pedagógicas em sua escola.
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